Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diálogos educativos

Porque a única forma viável (e segura) de mudar o mundo é através da educação...

Diálogos educativos

Porque a única forma viável (e segura) de mudar o mundo é através da educação...

noticias de cá ...

Queridas Famílias!!! Um grande bem-haja neste início de outono feliz  …

Por aqui o Outono trouxe cor, alegria, gargalhadas e muita animação…

Desde do início da semana que andamos festa, ora pintura coletivas, ora passeios, ora lanches na rua, uma verdadeira animação …

Mas vamos por partes, por muitas fotografias que vos possa enviar, jamais irei conseguir transmitir a alergia dos vossos filhos quando perceberam que podiam pintar com o corpo… !!! Inicialmente, tocavam a medo nas tintas, primeiro um dedo, depois outro e dai a colocarem os pés foi uma fração pequena de segundos … A música de Vivaldi tocava vivamente e as crianças iam acompanhado os acordes da orquestra. “Investigações sublinham o aumento da capacidade de concentração e do raciocínio matemático em quem aprende sons e ritmos desde cedo. E há pedagogos que defendem que a Música deve valer por si mesma e afastar-se da vertente acessória.” Mas esta atividade distingue-se não só pela vertente musical, mas assim como pela fantástica descoberta do corpo, em utilizar esse mesmo corpo para manifestar uma emoção. É o que acontece quando rimos, rimos porque estamos felizes, choramos porque estamos tristes, sentimos um nó no estomago quando algo não está bem, aprender desde de cedo a conhecer cada pormenor de nos, como reagíamos as diferentes situações, como o corpo de sente em determinados acontecimentos, é uma feramente fundamental para toda a nossa vida.

E desengane-se quem pensa que estas crianças são demasiado pequenas para tal aprendizagens, desengane-se quem pensa que só mais tarde se pode tomar consciência das emoções … !!! Não existe mais tarde, somente existe o Aqui e o Agora !!!

Avancemos …

O passeio de Outono aconteceu de uma forma muito tranquila!!! As crianças deram a mão duas a duas e lá seguimos entre os cães que ladravam nas casas e as pessoas que vinham à janela dar- nos os bons dias!!! Educação, boa educação passa por este contacto com a comunidade envolvente, pela tal descoberta que eu tanto falo do mundo para além das quatro paredes da escola, descoberta desse mundo com o olhar de principiante, onde tudo é novo, onde tudo é visto como se fosse a primeira vez. Grata a todos vocês por permitirem que os vossos filhos possam ter estas experiencias, pela confiança na equipa pedagógica e principalmente pela confiança que têm nos vossos filhos, crescer é soltar e soltar é amar. Como dizia um menino da nossa sala “ Nana somos campeões” ora é bem verdade.

O lanche do Outono vai ser mais daqui a bocado …

Mas a julgar pelos verdadeiros petiscos que todos trouxeram este lanche além de maravilhoso vai durar até à amanha!!! Grata, grata e grata pelos mimos que nos trouxeram.

Para a semana, vamos dar continuidade ao nosso projeto …

Pinturas livres, estórias, mimos e supressas!

A estória que nos irá fazer companhia é: “Advinha o quanto eu gosto de ti no Outono”

Se por ai por casa houver outras estória sobre o Outono tragam-nos …

Todavia, vamos pedir que nos tragam um pedaço de outono para juntos aqui na creche fazemos a bancada do Outono. (pode ser fotografias, alimentos (nozes, castanhas), imagens, roupas, objetos todo relacionado com a estação que nos encontramos)

Por hoje é tudo, despeço-me de coração cheio por fazemos juntos uma tão boa equipa …

Beijinhos

Nana, Vania e seita do pé descalço